página anterior
página seguinte
Madeira - Ver destino
Porto Santo: A ilha dourada
Praia de Porto Santo Praia de Porto Santo Praia de Porto Santo Praia de Porto Santo

N�o deixe de visitar

Casa Museu Cristóvão Colombo
O maior ícone cultural do Porto Santo assinala a presença do descobridor da América na ilha. Aqui procura se recriar o ambiente primitivo onde o explorador viveu. A Casa de Colombo apresenta se num conjunto de dois edifícios; o mais antigo deles remonta à época em que o navegador esteve na ilha. Em exposição, além de retratos de Colombo, do século XVI ao século XX, encontram se mapas com as diferentes rotas por ele percorridas. Esta casa localiza se atrás da Igreja Matriz, na Rua Cristóvão Colombo,12, Cidade Vila Baleira. O horário de funcionamento é de 2.ª a 6.ª feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30.

Moinhos de Vento
A paisagem porto santense é caracterizada pelo aparecimento, aqui e ali, dos tradicionais moinhos de vento. Por apresentar um relevo relativamente baixo, a ilha está muito exposta ao vento de todos os quadrantes. Os moinhos de vento surgiram no Porto Santo para a moagem de cereais necessária ao fabrico do pão. O primeiro moinho de vento foi construído em 1794, tendo sido a obra mais grandiosa que se efectuou na ilha, durante o século XVIII. Anos mais tarde, Porto Santo apresentava já um aspecto muito pitoresco, com inúmeros moinhos de vento, em madeira e de tipo rotativo; alguns deles mantêm se ainda em actividade.

Casas de salão
Uma das principais manifestações da arquitectura popular tradicional do Porto Santo são as casas de salão. Ainda hoje é possível encontrar alguns exemplares destas raras e centenárias construções. São casas de aspecto humilde, que se caracterizam por terem o telhado coberto com salão, utilizado de acordo com os recursos naturais disponíveis e com as condições climatéricas da ilha. Salão é uma espécie de barro de peculiar composição arenosa e de grande aderência, que confere aos edifícios um adequado enquadramento na paisagem rural porto santense. Estas casas são muito frescas no Verão, porque surgem fendas no salão quando este está seco, fazendo com que o ar circule. No Inverno, esta mistura absorve as chuvas, tornando se então esponjosa e impermeável.

Minas de Cal
O Ilhéu de Baixo é também conhecido por Ilhéu da Cal porque ali existiram ricas minas de calcário. As suas encostas, que se encontram perfuradas de cavernas, dão entrada a inúmeras galerias de exploração. Agora desactivadas, as minas do Ilhéu da Cal são também um testemunho importante da cultura desta ilha. Brevemente, um teleférico ligará a Ponta da Calheta a este reduto etnográfico de grande interesse.

Vila Baleira Miradouro da Portela Miradouro Pico do Castelo

Rodeada por uma praia extensa de areia dourada, banhada por um mar deliciosamente calmo, límpido e profundamente azul, Porto Santo convida à descontracção e ao relaxe.

A ilha de Porto Santo situa-se a 50 km da ilha da Madeira. A Ilha Dourada, como é também conhecida, tem uma área de 11 km de comprimento e 6 km de largura. Descoberta no ano de 1418, por João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo, reza a história que o seu nome foi dado por ter servido de porto de abrigo a uma grande tempestade. As vastas areias finas e amareladas, de propriedades terapêuticas, juntam se a um mar azul muito calmo, com uma temperatura única (18º C/22º C).

O clima é estável e seco, com pouca variação de temperaturas entre as estações, o que faz com que seja muito agradável fazer praia aqui durante todo o ano. Além da magnífica e relaxante praia de 9 km, poderá usufruir de variados desportos aquáticos, fazer hipismo, jogar golfe, dar passeios a pé pelas veredas, observando as paisagens áridas da ilha, e aproveitando o clima e a verdadeira hospitalidade dos porto santenses.

Hoje em dia, Porto Santo está dotada dos mais variados serviços e infra estruturas, mantendo a pacatez e com o clima como melhor aliado. A ilha é maioritariamente plana, situando se o ponto de maior altitude a 517 metros, no Pico do Facho. Os acessos a Porto Santo fazem se de avião, helicóptero via Funchal ou de ferry.

Graciosa
Casa Museu Cristovão Colombo e moinhos de vento Casa de Salão

É a mais pequena ilha habitada do arquipélago da Madeira e situa se no oceano Atlântico, no extremo Sudoeste da Europa

Ilhéu de baixo

Locais de interesse

Pode encontrar na ilha do Porto Santo alguns locais de interesse sob o ponto de vista geomorfológico, natural e paisagístico. Estes locais merecem uma visita, uma vez que constituem óptimos cenários para uma sessão fotográfica.

Portela
Este miradouro, que fica a 1,6 km da Cidade Vila Baleira, faz se anunciar por uma avenida de palmeiras e por um moinho de vento. Deste local, avista se, em baixo, a oeste, a praia do Porto Santo, e a leste, a forma cónica do Pico de Baixo e o Ilhéu de Cima. No caminho para este miradouro não deixe de reparar na Capela da Nossa Senhora da Graça, erguida em 1851.

Pico Castelo
No alto deste cume foi construída uma pequena fortaleza, no século XVI, para fazer frente às frequentes invasões de piratas franceses e argelinos. Hoje, este miradouro proporciona uma excepcional vista geral sobre Porto Santo.

Pico do Facho
Com uma altitude de 517 metros, é o pico mais alto da ilha. Em tempos remotos acendiam se aqui fachos para avisar a população de que se aproximavam barcos inimigos. Os amantes da diversidade e da descoberta podem explorar a serra de Fora e o extenso vale da sSerra de Dentro, que se situam na encosta oriental do Pico do Facho, e observar paisagens únicas, pequenas baías encantadas e o mar levadiço da zona norte.

Pico Ana Ferreira
Ponta da Calheta e fonte de Areia Praia da Calheta Quinta das Palmeiras e Zimbralinho

Pico de Ana Ferreira
Neste pico encontra se o miradouro da Pedreira, do qual se avista o Ilhéu de Fora e os picos do Facho e do Castelo. Esta pedreira é composta por colunas prismáticas, de formas muito irregulares, popularmente conhecida como o Piano. Daqui poderá obter uma panorâmica geral sobre a cidade.

Fonte da Areia
Numa ilha que possui uma quantidade controlada de água, a importância de fontes naturais mantém se. Noutros tempos, esta fonte tinha a água mais saborosa de toda a ilha, tendo sido utilizada, inclusive, para fins medicinais, sendo, por isso, considerada uma fonte sagrada pelos seus habitantes. Hoje, a Fonte da Areia já não jorra a água de antigamente, mas o vento faz questão em deixar o rasto nas rochas arenosas e proporciona aos visitantes um incrível espectáculo de erosão. Chega se a esta fonte saíndo da aldeia da Camacha, por uma estrada que segue para oeste em direcção ao mar.

Ponta da Calheta
Provavelmente não existe melhor forma de desfrutar da ilha do Porto Santo, do que ir até à Ponta da Calheta e voltar para trás, caminhando ao longo da praia. Deixe se embalar pelo som mágico das ondas e contemple esta beleza indescritível.Se puder, aguarde pelo cair da noite, e na hora crepuscular, testemunhando um pôr do sol encantado.

Laranjas
A norte do Ilhéu de Cima, há uma vasta concentração calcária de forma esférica irregular. Tem no exterior uma coloração dourada e no interior branca, a qual recebeu a denominação de “laranjas”.

Zimbralinho
Após percorrer uma vereda, a vista alcança uma praia de calhau, onde se encontra um fontanário. O turista apenas tem de descer e ir ao encontro das fantásticas águas azuis turquesa que aí repousam.

Morenos
A oeste, entre o Pico da Ana Ferreira e o Zimbralinho, encontra se uma zona ideal para piqueniques.

Ilhéu de Baixo ou da Cal
Este ilhéu possui ricas minas de calcário. As encostas, que se encontram perfuradas de cavernas, dão entrada a inúmeras galerias de exploração. Entre este ilhéu e a Ponta da Calheta medeia o Boqueirão de Baixo, com 400 metros de largura, que só é navegável por pequenas embarcações, quando o mar não faz rebentação.

Brevemente um teleférico ligará a Ponta da Calheta ao Ilhéu da Cal.

Ponta da Canaveira
Miradouro sobre a costa rochosa da ponta oeste da ilha e o Ilhéu de Ferro.

Quinta das Palmeiras
Situada em Linhares, no alto de uma colina no centro oeste da ilha, o minizoo e o minijardim botânico oferecem aos visitantes um vasto número de espécies ornitológicas e vegetais, numa área de 5380 m2, recoberta por uma vegetação luxuriante.

Centro de artesanato
Situado no centro da cidade, perto do antigo molhe, este centro dedica se à divulgação e comercialização dos produtos artesanais do arquipélago. Aqui poder se á observar o trabalho dos artesãos ao vivo.

Guia do Viajante

ver mapa maior

portugal

onde ficar

Hotel Pestana Porto Santo

Vila Baleira Thalassa Beach & Conference Resort

Hotel Porto Santo & SPA

Luamar Porto Santo Aparthotel

Hotel Torre Praia Porto Santo

Hotel Praia Dourada

Hotel Torre Praia

Apartamentos Vila Baleira

onde comer

La Roca
(Considerado o melhor restaurante de toda a ilha)

Vila Alencastre

Pé na Água Restaurant

Bar João do Cabeço

Solar do Infante

Mar e Sol

Restaurante Equestre

Restaurante Baiana

Restaurante O Calhetas

48 3 XL

Adega das Levadas

Areia Dourada

Arsénios
Bar O Moinho

gastronomia

A Ilha do Porto Santo é conhecida pelos deliciosos mariscos, que podem ser apreciados nos restaurantes situados perto da praia, assim como o frango grelhado com milho frito e pão de casa (broa).

 

compras e recordações

  • Vinho da Madeira
  • Trabalhos em vime
  • Flores
  • Bordados da Madeira
  • Frutos tropicais
  • Poncha da Madeira

informações

Idioma
Português

Moeda
Euro

Fuso horário
A mesma hora do continente

Documentos
Bilhete de Identidade e/ou Cartão do Cidadão

clima

A posição geográfica privilegiada e a orografia montanhosa conferem à ilha da Madeira uma espantosa amenidade climática, com temperaturas médias muito suaves e uma humidade moderada. As temperaturas oscilam entre os 25º, no Verão, e os 17º C, no Inverno.

A água do mar é igualmente muito temperada, por influência da corrente quente do Golfo, apresentando temperaturas médias, no Verão, de 22° C, e no Inverno, de 18º C.

 

Texto: Virgínia Esteves([email protected]) |
Fotos: Arquivo Impala; Flikr; Hugo Reis (www.hugoreis.com); Câmara Municipal de Porto Santo; www.arealdourado.pt.
edi��o 3 a próxima viagem