Famosa por nela encontrar as melhores praias da região, com areias finas e brancas, pela vegetação e agricultura abundantes (incluindo fruta, legumes, cereais e muitas, mas muitas oliveiras) e por possuir uma excelente rede hoteleira e uma vida noturna bem agitada, Hammamet recebeu os primeiros turistas aventureiros no rescaldo da Segunda Guerra Mundial. Na década de 1960, surgiram os primeiros hotéis.
Aproveite e misture-se com os locais, tente perceber um pouco mais da cultura e regateie sempre os preços. Junto às muralhas da Medina encontra cafés tipicamente decorados. Pare um pouco, beba um chá e relaxe, enquanto desfruta da magnífica paisagem, com o mar espraiando-se até perder de vista no imenso horizonte.
Muito comparada com Saint Tropez, Hammamet, um antigo porto de pesca, com os seus dez quilómetros de praias banhadas pelas águas cálidas do Mediterrâneo, foi transformada numa estância de veraneio pelo jet-set internacional, mantendo, no entanto, a sua pitoresca cidadela medieval. No sudeste do norte da península de Cap Bon, na Província de Nabeul, no extremo norte do golfo de Hammamet, para responder à crescente procura turística, nas últimas décadas, a cidade estendeu-se em dois polos, a sul.
No primeiro encontram-se grande parte dos bares, discotecas e algumas unidades hoteleiras. No segundo, o megacomplexo de Yasmine-Hammamet, situado junto à costa, a 15 minutos da cidade antiga (ou Medina). Possui uma série de hotéis, dispostos ao longo de uma calçada, juntamente com cafés, restaurantes, lojas e galerias de arte.
Carthage Land
Parque de diversões onde são explorados, de forma lúdica, alguns capítulos da História do país. Usando cenários no estilo da antiga Cartago, efeitos especiais e montanhas-russas, como a novíssima Traversée des Alpes, a Carthage Land conduz os visitantes pela história da Tunísia, dos cartagineses, romanos e berberes e da chegada do islamismo até os dias de hoje. Entre os eventos históricos aqui retratados estão as Guerras Púnicas e a lendária luta nos Alpes de Aníbal contra os romanos.
Medina mediterrânica
Cidade-museu na qual o turista pode experienciar o quotidiano de uma cidade medieval magrebina, em pleno século XXI.
Pupput
Ruínas da cidade romana do século II a.C., apontada como a povoação precursora de Hammamet. Situa-se seis quilómetros a sul do centro da cidade.
Yasmine Hammamet Marina
A marina fica ao lado da praia em Yasmine Hammamet e é a mais nova atração ao sul da cidade. Acolhe restaurantes, jardins e acomoda mais de 740 iates. Várias companhias oferecem passeios de barco ou de veleiro pela costa.
Fortaleza
Também denominada kasbah, data do século XII e foi a base para várias forças militares, entre elas os soldados muçulmanos e a Legião Estrangeira. Restaurada, encontra-se aberta ao público. Entre na Medina, subindo a escadaria. O interior é um pouco espartano, mas o teto possui detalhes elaborados e os entalhes nas paredes de arquitetura moura são fascinantes. A vista para a baía é imperdível.
Medina velha
Fica na parte norte de Hammamet. Aqui encontra de tudo um pouco, como tatuagens, louças, artesanato, roupa, outros artigos de decoração, etc. Tem de regatear os preços, pois pedem sempre cinco a seis vezes superior
ao preço normal.
Cartago
Fundada pelos fenícios, é um impressionante sítio histórico que data do século IX a.C., classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Há colunas preservadas e entalhes que remonta às origens da própria Cartago. No topo deste local histórico, encontra as ruínas da catedral de Saint Louis, erigida no século XVII. Este antigo templo católico foi recentemente restaurado e é hoje um centro cultural.
Tozeur
A viagem pode durar cerca de cinco horas e é melhor fazê-la num veículo 4X4. Vale a pena quando, por fim, tiver a hipótese de contemplar os cenários onde foram rodados alguns filmes, como a trilogia Star Wars, por exemplo, que utilizou a bonita paisagem do deserto para montar a cidade de Mos Espa, em Tatooine, o planeta natal de Skywalkers. O filme O Paciente Inglês, vencedor de um Oscar, também foi rodado por aqui.
Sidi Bou Said
Típica aldeia tunisina de casas caiadas, com portas e janelas azuis artisticamente ornamentadas. Paraíso de artistas e escritore, o Café des Nattes é paragem obrigatória para beber um chá de menta.
Sousse
Cidade portuária e importante zona turística do país, construída em redor de uma antiga cidade muralhada.
Tunis
A capital divide-se entre a Medina (a velha cidade muçulmana) e a Ville Nouvelle. Na Medina, centro cultural e histórico, classificada Património Mundial pela UNESCO, destacam-se a mesquita de Zitouna, o souk el-Attarine (mercado dos fabricantes de perfumes, com as lojas e bancas repletas de óleos e plantas aromáticas), a mesquita de Youssef Dey, o souk el-Berka (antigo mercado para venda e troca de escravos) e o Museu Dar Ben Abdallah. Na Ville Nouvelle, construída pelos franceses no século XX, poderá visitar o Museu Bardo, instalado numa antiga residência real.
Kairouan
Cidade fortificada, conhecida como a cidade das 50 mesquitas, é a terceira mais sagrada para o mundo árabe. Famosa pelos tapetes de pura lã que, ainda hoje, são ali produzidos.
El Jem
Possui um dos mais bem conservados coliseus romanos em todo o mundo e o maior presente no continente africano, que pode ser observado a vários quilómetros de distância.
Vá até à Medina e explore suas ruelas. Em todas as esquinas há uma pequena loja que vende quadros, cerâmicas, artigos de couro e joias, enquanto nas bancadas se encontram dispostos tapetes de todos os tipos.
A maior parte do artesanato é proveniente da vizinha Nabeul, o centro de artesanato da região de Cap Bon. Para peças de design, vá aos novos centros comerciais. Os principais localizam-se na Avenue Habib Bourguiba, no centro de Hammamet, e na vila turística de Yasmine Hammamet.
Na cozinha tunisina confluem influências dos povos berberes, árabes, mouros e turcos. O prato mais emblemático, o famoso cuscuz, elabora-se com sémola preparada ao vapor e serve-se com borrego, frango, vaca e uma mistura de verduras. Além da carne e das verduras guisadas, o litoral do país proporciona uma grande diversidade de peixe e marisco, ambos muito presentes nos pratos tunisinos. Nas entradas, o destaque vai para os briks e para os deliciosos “dedos de fatma”, recheados de ovo, queijo, atum, frango ou gambas. As saladas são sempre temperadas com azeite de qualidade. Não deixe de experimentar os pastéis tunisinos, elaborados com frutos secos, massa folhada, mel ou massa de amêndoa condimentada com água de rosas ou gerânio.
Hotel Marina Palace
Hotel Sentido Phenicia
Hotel Le Paradise Palace
Hotel Primasol Miramar Hammamet
Hotel Méhari Hammamet
Hotel Le Royal Hammamet
Hotek Iberostar Chich Khan
Hotel Iberostar Belisaire
Hotel Iberostar Averroes
Hotel El Mouradi Beach
Hotel El Mourad El Menzah
Hotel El Mourad Hammamet
Hotel Alhambra Thalasso
Hotel Iberostar Solaria
Hotel Iberostar Saphir Palace
Hotel Riu Palace Oceana Hammamet
Clubhotel Riu Marco Polo
Hotel Riu Palace Hammamet Marhaba
Shakespeare
Time Out Restaurant
La Bella Marina Restaurant
Steakhouse
Chez Achour
Condor
La Maison Arabe
Fatma
Le Venezia
Sempre que entrar num táxi verifique se o taxímetro é colocado em funcionamento. Caso não seja, peça expressamente para o ativar.
Circuito do Sul + Estada na Praia
(quatro dias)
Circuito do Sul Conforto + Estada na Praia
(quatro dias)
Rota dos Oásis e Jasmins
(oito dias)
Circuito Conforto
(oito dias)
Rota dos Nómadas de Hammamet
(cinco dias)
Faça um passeio de barco pela marina e aprecie a beleza do horizonte de Hammamet, visto do golfo que lhe empresta o nome. Não se esqueça de experimentar o chá de menta disponível nos cafés tradicionais.
Moeda
Dinar tunisino
Idioma
Árabe e francês
Documentos
Deve levar o cartão de cidadão/bilhete de identidade e passaporte válidos. Não é necessário visto.
Fuso horário
A mesma hora de Portugal durante os meses de verão; +01h00 durante os restantes meses do ano.
Voltagem
230 volts
De tipo mediterrânico, é ameno e agradável. As temperaturas médias variam consoante as estações e as regiões (médias de 12º C no inverno e 29º C no verão).