Mediterrânica e cosmopolita, integra no seu traçado urbano vestígios romanos, bairros medievais e os mais belos exemplos do modernismo e das vanguardas do século XX. Com sol durante todo o ano e diversão garantida, deixe-se perder pelo Barri Gòtic, viaje pelas formas de Gaudí e descubra o melhor da cidade.
Barcelona não é apenas a capital cultural e administrativa da Catalunha. É também a parte mais rica da região de Espanha, cujo povo é extremamente orgulhoso das suas tradições, que não se considera exactamente espanhol, mas catalão, falando, inclusive, o seu próprio idioma. Aqui tudo está escrito nas duas línguas.
Considerada como a cidade rival de Madrid, integra-se no circuito dos grandes centros europeus. À beira do Mediterrâneo, moderna e bem estruturada, conserva vestígios de todas as civilizações que por ali passaram, desde há 2000 anos. Desde a era romana até à explosão do movimento modernista, Barcelona é praticamente um museu a céu aberto.
De alma cosmopolita, dotada de qualidades e imperfeições peculiares a uma metrópole que se preze, há lugar para todos: dos turistas curiosos aos artistas de rua. A regra mais importante aqui é explorar a arquitectura da cidade, que mistura o art nouveau e o contemporâneo, apresentando prédios que parecem divertidos e bizarros castelos de areia.
O clima temperado durante todo o ano convida a viver esta cidade intensamente, a qualquer hora do dia e da noite. Ao passear pelas ruas e avenidas tão características, repletas de gente e de vida, sente-se a hospitalidade e a afabilidade dos seus habitantes. A zona antiga, formada pelo Barri Gòtic e os bairros da Ribera e do
Raval, é famosa pelos seus edifícios históricos. Impõe-se um passeio através das ruas para melhor compreender os diferentes períodos da história de Barcelona, para contemplar os monumentos, a muralha romana entre edifícios góticos perfeitamente conservados, os restos do Bairro Judeu e, sobretudo, para poder sentir o ambiente boémio que a caracteriza.
O melhor lugar para conhecer Barcelona é La Rambla, uma avenida repleta de bulício e de cor, que começa junto ao mar, no Miradouro de Cristóvão Colombo, e segue até à Praça Catalunha, ponto de encontro e centro das comunicações urbanas. Considerada como o coração da cidade, viva e plural, torna-se imprescindível percorrê-la minuciosamente: músicos espontâneos, cantores de ópera, mímicos, pintores, estátuas humanas, quiosques de flores, postos de venda de pássaros, o mercado de La Boqueria, o Gran Teatre del Liceu – que foi recuperado nos finais de 1999 –, um sem-número de lojas e de acolhedores cafés transformam-na num passeio único e inesquecível.
Continuando em direcção à montanha, entra-se no bairro do Eixample, que constitui um modelo de ordenação urbana único
em toda a Europa. Projectado em 1860 por Ildefons Cerdà, alberga uma das maiores mostras da arquitectura modernista do continente europeu. No famoso Passeig de Gràcia encontram-se as obras mais representativas deste movimento. A criatividade de Antoni Gaudí, Puig e Cadafalch e Domènech e Montaner encontra-se patente nas moradias da burguesia catalã dessa época. Entre outras, as casas Batlló, Amatller e Milà – mais conhecida como La Pedrera – são alguns dos edifícios que reúnem uma grande quantidade de cores e formas exuberantes, quase inauditas.
O modernismo é palpável por toda a cidade. Espectaculares construções, como o templo da Sagrada Família, obra inacabada de Gaudí, o Palau de la Música Catalana ou o Parque Güell constituem, entre outros, um legado modernista, que só se pode contemplar nesta cidade. Porém, nem só de passado vive Barcelona. Cidade dinâmica e activa, em constante processo de renovação, experimentou, na última década, uma transformação impressionante. Em 1992, por ocasião dos Jogos Olímpicos, considerados, na altura, como os melhores da História, a cidade abriu-se ao mar e foi dotada de uma infra-estrutura viária com a mais moderna tecnologia. Esse grande acontecimento, de 1992, deixou uma rica herança arquitectónica (o Palau Sant Jordi de Isozaki, o Estádio Olímpico e a Anella Olímpica), e também urbanística, que prossegue a sua transformação depois do grande desafio do Fórum Universal das Culturas, no ano de 2004.
Os mais de 50 museus e múltiplas galerias de arte abrem as suas portas a exposições permanentes e temporais, mantendo um calendário repleto de sugestões para todas as épocas do ano. Visitar o Museu Picasso, a Fundação Joan Miró, o Museu Nacional de Arte da Catalunha, com uma colecção úni
ca de arte românica, o Museu d'Art Contemporani de Barcelona, a Fundação Antoni Tàpies ou a Colecção Thyssen-Bornemisza, no famoso Mosteiro de Pedralbes, são visitas obrigatórias para contactar com a cultura de todos os tempos.
Em Barcelona, a música é uma festa. A cidade oferece todos os tipos de música, desde a clássica até à contemporânea, passando pela étnica e pelo jazz. Modernas e emblemáticas infra-estruturas musicais, como L'Auditori, o Palau de la Música e o Gran Teatre do Liceu, oferecem prestigiosas programações durante todo o ano.
O teatro é outro grande animador da vida cultural de Barcelona, onde existem salas de prestígio internacional. A abertura do Teatre Nacional de Catalunya e da Ciutat del Teatre consolida a oferta de Barcelona.
Fazer compras em Barcelona é um prazer que conta, para além das melhores marcas internacionais, com um comércio que identifica a cidade, de qualidade e com preços muito competitivos. Ali está instalado o maior centro comercial ao ar livre da Europa, denominado Shopping Line. Trata-se de um percurso de cinco quilómetros, que vai desde o mar até à zona alta da Diagonal, passando pela Rambla, o centro histórico, o Barri Gòtic, a zona de influência do Passeig de Gràcia e da Rambla Catalunya. É uma sucessão de cerca de 35 mil estabelecimentos, que convertem as compras num agradável passeio.
Se existe um artista que foi capaz de inventar um mundo novo, de fascinantes formas e cores, através da sua arquitectura, foi Antoni Gaudí. Um criador único e universal, que o desafiamos a descobrir. Contemple as suas obras mais famosas, como a Sagrada Família, o Parque Güell, a Casa Milà ou El Capricho.
Todo aquele que fica perante umas das obras de Gaudí experimenta a mesma sensação: as estruturas adquirem formas da Natureza e da beleza que as envolve.
Gaudí, um dos grandes representantes do modernismo, revolucionou todos os cânones da arquitectura.
É a única cidade do Mundo com nove edifícios que são Património da Humanidade: La Pedrera, Park Güell, Palau Güell, Palau de la Música Catalana, Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, Sagrada Familia, Casa Batlló, Casa Vicens e Cripta de la Colònia Güell.
Foi o melhor destino turístico urbano do Mundo, do ano 2003, segundo o The Daily Telegraph.
Foi considerada a cidade favorita para um city break, pelo British Travel Awards de 2006 e de 2007.
Melhor cidade espanhola de 2004, para os leitores do El País El Viajero.
Foi eleita cidade Gourmande do ano 2002, sendo a única cidade não francesa que goza deste reconhecimento gastronómico.
É a cidade da Espanha onde o turismo internacional realiza o maior número de despesas com cartão de crédito.
Hotel Catalonia Aragon ***
Aragón
Situado numa das mais importantes ruas de Barcelona, na Calle Aragón, a poucos metros da Sagrada Família.
Hotel Catalonia Atenas ****
Avda. Meridiana
O hotel está localizado perto da Sagrada Família e está bem ligado ao centro da cidade.
Gran Hotel Catalonia ****
Balmes
Este hotel está localizado na rota modernista próximo do Paseo de Gracia.
Hotel Catalonia Barcelona Plaza ****
Plaza España
Este imponente hotel está situado na Praça de Espanha, ao lado da Fira de Barcelona e Montjuic.
Barceloneta
L' Escar 22
Txakolin
Av. Marques De L´Argentera, 19
Vinoteca Torres
Paseo de Gracia, 78 Eixample
Xampanyeria Can Paixano
Calle Reina Cristina, 7 Barceloneta
La Fonda d'Escudellers
10 Carrer Escudellers
Mercado de la Boqueria
La Rambla
Buenas Migas
Plaza Bonsucces, 6, El Raval
4 Gats
C/ Montsió, 3, Barri Gòtic
Botafumeiro
Carrer Gran de Gràcia, 81
Bestial
Carrer de Ramon Trias Fargas, 24, Barceloneta
Agua
Passeig Marítim (La Barceloneta), 30
El Alli i Olli
Calle Alella, 3, Porta
El Rincón de Aragón
Calle Carme, 28, El Raval
Arrel
Calle Fusina, 5, El Born
Carmelitas
Calle Doctor Dou, 1, El Raval
Documentos: Bilhete de Identidade e/ou Cartão do Cidadão.
Moeda: Euro
Idioma: Espanhol ou catalão.
Diferença horária:
UTC/GMT +1 hora
Possui um clima mediterrânico por excelência. Durante o Inverno, as chuvas são frequentes e as temperaturas são suaves, sendo uma época durante a qual os termómetros rondam, em média, os 17 ou 18 graus. Durante a Primavera, a temperatura sobe até aos 23 ou 24 graus durante o dia, com sol e chuva esporádica, mas copiosa, enquanto o Verão é uma época quente, com temperaturas que costumam rondar os 30 graus de máxima.