página anterior
página seguinte

Málaga, o lugar de nascimento do pintor Pablo Picasso, é uma cidade cosmopolita, repleta de encantos para descobrir.

Cidade portuária, com velhos bairros típicos, avenidas espaçosas e movimentadas, museus interessantes e monumentos imponentes, como a vasta Alcazaba ou a surpreendente mistura de estilos da catedral, tudo emoldurado por um Mediterrâneo azul, a respirar a alegria e vivacidade do Sul de Espanha.

Málaga é a grande cidade do Sul da Espanha, um dos destinos turísticos mais importantes daquele país da Europa e do mar Mediterrâneo. Capital e centro geográfico da Costa del Sol, zona turística que se estende desde Nerja até Manilva (limites leste e oeste da província de Málaga), totaliza cerca de 160 km de litoral, com belas praias.

Terra natal do famoso pintor Pablo Picasso, é uma cidade cosmopolita, repleta de encantos, que se situa numa bonita baía, no sul de Andaluzia. Abençoada por um sol que brilha quase sempre e por uma qualidade de luz espectacular, é uma cidade de amplas avenidas, arborizadas com palmeiras, uma vida nocturna animada, importantes museus e excelentes restaurantes de mariscos e peixes em geral.

O litoral possui uma posição geográfica privilegiada: protegida dos ventos do norte pelas montanhas, beneficia de temperaturas médias altas dominantes em Espanha e de, aproximadamente, 300 dias de sol durante o ano. Muito acidentada e irregular na parte Leste, com superfícies rochosas que penetram o mar, as suas praias, por outro lado, são planas e arenosas na parte oeste. Com as suas extensas praias, é uma das zonas mais desenvolvidas da Andaluzia, graças ao seu enorme atractivo turístico e demográfico.

Os Mouros ocuparam Málaga até metade do Séc. XV, após converterem a cidade num dos centros mercantis mais importantes da Península Ibérica. Este passado tão ilustre deixou as suas marcas no centro histórico de Málaga, em particular nos arredores de Alcazaba, uma fortaleza que data do ano 1065 e que é agora um museu arqueológico fascinante.

O valioso património cultural, festivo, botânico, gastronómico e, sobretudo, humano de Málaga reside numa cidade com mais de 3000 anos de História. O seu centro histórico assim o atesta, pois, nos seus recantos, podemos apreciar o registo artístico, que viaja desde os Fenícios até à época actual. Veremos o Teatro Romano e sobre ele, numa harmoniosa conjunção, a Alcazaba Nazarí e, mais acima, o Castelo Gibralfaro, de origem muçulmana, mas remodelado após a reconquista cristã. A Catedral de Málaga materializa, por seu lado, diferentes estilos arquitectónicos, realizados com magistral beleza.

Comprometida com a arte

A capital malaguenha acolhe numerosos palácios e palacetes, igrejas, edifícios nobres e monumentos, que vão do barroco ao gótico, do renascentista ao modernista. Por outro lado, com mais de 20 museus, 15 deles concentrados numa mesma zona, Málaga é uma cidade comprometida com a arte. Há opções para todos os gostos, desde a arte sacra às tendências mais vanguardistas, passando pela arte popular, pelos museus interactivos ou as exposições ao ar livre.

Graças ao seu clima privilegiado, Málaga foi, e é, um paraíso botânico para muitas espécies chegadas dos locais mais recônditos do Planeta. Muitos dos seus jardins são únicos na Europa e possuem uma riqueza natural muito apreciável. O Parque

de Málaga, totalmente reformado há pouco tempo, e o Jardim Histórico La Concepción são duas das manifestações mais imponentes.

Outro grande ponto de interesse de Málaga é a sua oferta de entretenimento e compras, uma vez que o núcleo urbano concentra alguns dos centros comerciais e de lazer mais importantes da província. De igual modo, a gastronomia é outro dos pontos fortes. As sugestões culinárias passam por percorrer a rota das tapas no Centro Histórico, comer os tradicionais espetos ou o pesacdo frito nos chiringuitos junto à praia ou degustar criativas receitas nos prestigiados restaurantes de alta cozinha, onde não falta a “estrela Michelin”.

 

A indelével marca de Picasso

Os primeiros anos de vida de Pablo Picasso estão intimamente ligados a Málaga, cidade onde nasceu em 1881. A infância do génio está, indubitavelmente, marcada pelo ambiente artístico do pai, pela luz do Mediterrâneo, pelas famosas pombas da Plaza de la Merced, pelos toiros em La Malagueta...

Entrar, por exemplo, na Fundación-Museo Casa Natal de Picasso é entrar na infância do artista mais universal da História. O seu talento respira-se em cada recanto deste edifício, declarado Monumento Histórico-Artístico de Interesse Nacional. No primeiro andar, tem a possibilidade de entrar no lar da família Picasso. Outras salas mostram importantes obras do artista, que englobam cerâmicas, obra gráfica, gravações, livros ilustrados... Adicionalmente, a fundação organiza exposições e actividades culturais.

A Plaza de la Merced é o local dos primeiros jogos de Picasso. Neste preciso lugar é onde, na sua infância, corria atrás das icónicas pombas – a sua famosa pomba da paz é um símbolo completo – e em cuja areia, quem sabe, terá feito os seus primeiros rabiscos. Contém mais de 200 obras, entre pinturas, desenhos, esculturas, cerâmicas e gravações, que mostram a sua prolífica trajectória.

No interior também se pode visitar vestígios fenícios, descobertos durante a recuperação do palácio e que foram especialmente protegidos. Além da colecção permanente, o museu organiza distintas exposições temporárias. Assim, acolhe periodicamente actividades paralelas, como workshops, conferências, concertos, cursos, etc.

Pablo Picasso “vive” em Málaga. Vislumbra-se na igreja de Santiago, onde foi baptizado, na escola onde o pai tinha aulas, no Ateneu, no Conservatório de Maria Cristina, onde recebeu o seu primeiro grande prémio artístico. Intui-se no Centro Histórico, na sua Baía, na praça de touros de La Malagueta, na sua valiosa casa natal e no seu resplandecente museu. A indelével marca que Málaga deixou em Picasso foi generosamente devolvida pelo artista. Não há dúvidas de que Picasso habita nesta cidade, percorre muitos dos seus recantos, reconhece-se na sua alma inquieta. É a Málaga de Picasso.

Onde ir

Museu de Málaga

Neste museu estão as secções de belas-artes e arqueologia. Conserva mais de 15 000 peças, entre objectos arqueológicos e obras artísticas.

Museu Picasso Málaga

Aqui encontra uma colecção permanente de 204 obras deste grande pintor. O museu tem 12 salas para a colecção permanente, onde estão expostas pinturas, esboços, esculturas e cerâmicas do artista, obras doadas por Christine e Bernard Ruiz-Picasso. Além da exposição permanente, o museu – no palácio Buenavista, do Séc. XVI – tem uma exibição temporária com 43 peças. O arquitecto americano Richard Gluckman e os espanhóis Isabel Camara e Rafael Martin Delgado foram os responsáveis pela remodelação do edifício. Picasso (1881-1973) foi viver para Paris em 1904, recusando-se a pisar solo espanhol enquanto durasse a ditadura de Franco. Paris, Barcelona e Nova Iorque são as cidades onde existem outros museus dedicados à sua obra.

Casa-museu Pablo Ruiz Picasso

Situada na casa onde nasceu Pablo Picasso, possui uma colecção permanente composta por originais do artista. Nas suas três salas podem contemplar-se os diferentes meios de expressão artística utilizados pelo pintor: cerâmica, gravações e ilustrações.

Teatro Romano de Málaga

Localizado ao pé da colina de Alcazaba, foi descoberto em 1951, durante a realização de trabalhos para a Casa da Cultura. O Teatro Romano de Málaga tem as suas origens no Séc. I a. C., tendo sido construído na época de Augusto. No período muçulmano, foi utilizado como pedreira, para a reestruturação da Alcazaba, servindo-se de capitéis e eixos das colunas para sustentação de arcos de ferraduras das portas de Alcazaba. Em 1984, o teatro serviu de sede do Festival Internacional de Teatro.

Alcazaba de Málaga

Este palácio-fortaleza árabe foi construído no Séc. XI, por desejo do rei Badis de Granada. Adapta-se perfeitamente à topografia e é composto por dois recintos concêntricos.

Catedral de Málaga

Situada em pleno centro histórico, a breve distância do porto e da colina de Gibralfaro, a Catedral de la Encarnación de Málaga sobressai no panorama urbano com a sua impressionante volumetria. Todavia, a sua torre campanária voltada para o sul permanece incompleta, motivo pelo qual é, afectuosamente, chamada La Manquita (A Maneta) pelos habitantes. Trata-se de um dos mais importantes monumentos renascentistas da Andaluzia.

Miradouro de Gibralfaro

Encontra-se numa localização histórica e estratégica da cidade de Málaga, sendo um ponto de referência de poetas e historiadores. Tem excelentes vistas excelentes, sobretudo ao entardecer, quando tinge a cidade com luzes espectaculares.

Castillo Monumento Colomares

É uma fantasia arquitectónica, onde se podem apreciar diferentes estilos que marcaram cultural e artisticamente Espanha. Lá dentro, abriga a menor igreja do Mundo, dedicada a Santa Isabel da Hungria.

Parque Selwo Aventura

Este parque tem uma área de 100 hectares, que assume as proporções de uma floresta, na qual coabitam diversos ecossistemas com animais de todos os continentes. O passeio pode ser feito a pé ou em veículos 4x4 e as zonas a visitar são: a Rota dos Vales, o Bears Gorge, a Garganta dos Tigres, a Loma de los Leones e a Gruta dos Morcegos.

Edifício da Reitoria da Universidade de Málaga

Este importante edifício foi inaugurado em 1923, para albergar os serviços de correios. O seu estilo Neomudéjar converte-o num marco arquitectónico muito importante. Tem uma forma quadrada, com as esquinas da fachada principal arredondadas, nas quais se embutiram umas pequenas torres circulares – a da esquerda sobressai em altura e cobre-se com um telhado que lhe dá uma aparência oriental. Manteve sempre uma relação entre a estética e a funcionalidade. Este antigo edifício dos Correios e Telégrafos exerceu a sua função até 1986. Na actualidade, foi reabilitado para se converter na sede da Reitoria da Universidade de Málaga.

Museu do Aeroporto de Málaga

Encontra-se no aeroporto de Málaga, junto ao terminal de passageiros, e exibe peças procedentes de todos os aeroportos de Espanha. Também existem aviões históricos em exposição, publicidade histórica e companhias aéreas ou a visita ao cockpit de um avião DC-9 da Iberia. Para maior contacto com os visitantes, há uma sala interactiva na qual se mostram os princípios da física aplicada à aviação. Uma torre de controlo dos anos 40 serve de observatório dos aviões.

Lobo Park

Neste maravilhoso parque, localizado muito perto de Antequera, os animais em cativeiro podem viver em semiliberdade, desfrutando da Natureza e do habitat natural que os rodeia. A experiência de ser capaz de olhar para os olhos de um lobo pode ser vivida neste parque. Aqui há quatro tipos diferentes. Os exemplares estão em perfeito estado e é verdadeiramente notável que recebam atendimento médico e atenção permanente. É um parque único em Málaga, sendo a sua visita quase obrigatória.Neste maravilhoso parque, localizado muito perto de Antequera, os animais em cativeiro podem viver em semiliberdade, desfrutando da Natureza e do habitat natural que os rodeia. A experiência de ser capaz de olhar para os olhos de um lobo pode ser vivida neste parque. Aqui há quatro tipos diferentes. Os exemplares estão em perfeito estado e é verdadeiramente notável que recebam atendimento médico e atenção permanente. É um parque único em Málaga, sendo a sua visita quase obrigatória.

Jardim Botânico-histórico La Concepción

É um jardim romântico, de caminhos sinuosos, com cascatas e riachos, uma vegetação frondosa semitropical, magníficos exemplares de ficus, palmeiras e umas espectaculares araucárias. Há também que destacar o Museu Loringiano, um pequeno templo de estilo dórico, e a preciosa pérgula com glicínias.

Plaza de la Merced

É uma das principais praças da cidade. Nos edifícios que a rodeiam viveram personagens muito destacadas, como o general liberal Riego, o escultor Fernando Ortiz, o escritor Juan José Relosillas, o arquitecto Gerónimo Cuervo e o pintor Bernardo Ferrándiz.

Feira de Málaga

É o maior evento social que decorre durante o Verão de Málaga e da Costa del Sol. É um acontecimento que não esquecerá. Festas durante todo o dia... e festas durante toda a noite. Durante o dia, têm lugar no centro – Feira do Centro – e começa por volta do meio-dia. As pessoas estão muito bem vestidas, com roupas típicas, há cavalos andaluzes e dançarinos de flamenco, bailando ao som da guitarra.

Cidade moderna

Actualmente, Málaga orgulha-se de ser uma cidade moderna, cujo coração comercial está na rua Larios, que é, por exemplo, o equivalente local à rua Bond de Londres. Aquela via é o ponto de partida ideal para começar a explorar a cidade, porque está rodeada de pequenas ruas e praças cheias de encanto no centro histórico de Málaga. Além disso, está apenas a 100 metros da magnífica catedral de Málaga, de estilo renascentista, fachada barroca e cadeiras de couro de Pedro de Mena.

Praias: sol o ano inteiro

A Costa del Sol abarca cerca de 300 quilómetros do litoral mediterrâneo correspondente à província de Málaga. Assim, Málaga conta com um bom número de praias, de vários tipos, desde as de areia fina até às constituídas por rocha, urbanas a semi-urbanas e até praias selvagens, Tudo isto ao longo de mais de 40 quilómetros de litoral com que esta cidade andaluza conta. As principais praias malaguenhas são San Julian, San Andrés, La Misericordia, La Araña, Baños del Carmen, La Caleta, La Malagueta, Peñón del Cuervo, El Palo, Las Acacias, El Candado, a Praia de Morche, Torre de Lagos e Cerro y Mar. Por outro lado, devemos salientar que, em localidades próximas, como Torre del Mar, Marbella, Estepona, Nerja ou Fuengirola, encontram-se praias de primeira categoria.

Guia do Viajante

ver mapa maior

gibraltar

onde dormir

Hotel Antigua Venta San Antonio
Casarabonela

Coso Viejo
C/ Encarnacion 9, Antequera

Hacienda Puerta Del Sol
Ctra. Fuengirola - Mijas

Ibis Malaga Avenida
C/ Horacio Quiroga 31

Hotel Cortijo La Reina
Ctra. Málaga - Colmenar

Hotel Campanile Malaga
Avenida de Velázquez, 212

Novotel Malaga
Avenida de Velázquez, 126

Las Piramides Hotel Malaga
Molina Lario, 20-22

Eurostars Astoria
Avenida Comandante Benitez, 5

Los Naranjos Hotel
Paseo De Sancha, 35

Castilllo de Santa Catalina
C/ Ramos Carrión, 38

Parador Malaga Golf
Autovia A7 Malaga - Algeciras

onde comer

Tapeo de Cervantes
Bairro: Centro Histórico, C/ Carcer, 8

Restaurante Vino Mío
Bairro: Centro Histórico, Calle Alamos 11

Yeh O Wang Pan
Calle Peregrino 2

Yogui
Calle Strachan 12

Yankin
Calle Union 24

Restaurante Yerbaguena
Carretera de la estacion s/n, Campillos

Clandestino
Calle Niño de Guevara, 3

El Pimpi
Calle Granada 62

Las Albarizas
Calle Los Perros

Pepa y Pepe
Calle Caldereria 9, Old Town

El Tintero II
El Palo

El Chinitas
Moreno Monroy, 4

gastronomia

A gastronomia desta zona privilegia sopas frias, como o gaspacho (feito com pão, tomate, alho, pepino e pimentos), as conhecidas e saborosas misturas de peixe e moluscos fritos ou ainda uma paelha local feita com esparguete, em vez de arroz, e bastante marisco e pimentos.

a não perder!

Praia de La Misericordia e conhecer o Pontão de La Térmica.

Praia da Carihuela, a sua forma em curva faz dela uma praia única.

Praia Puro, estilo Nikki Beach, versão chill out.

Parque Natural Sierra de las Nieves.

Miradouro de Gibralfaro.

Bodega Antigua Casa de Guardia, uma adega histórica onde pode experimentar diversos vinhos doces de Málaga.

El Hammam Banos Arab, para experimentar um banho árabe relaxante.

Informações

Documentos: Bilhete de identidade e/ou cartão do cidadão

Moeda: Euro

Idioma: Espanhol

Diferença horária:
+ 1 hora

Clima

Málaga desfruta de cerca de 330 dias de sol ao ano, com uma temperatura que ronda os 22º C. A temperatura do mar, que tem uma média de 18º C, atingindo os 24º C em Agosto, permite a prática de desportos aquáticos durante todo o ano.

Texto: Virgínia Esteves ([email protected]) | Fotos: Arquivo Impala e Flickr
edição 2 a próxima viagem